quinta-feira, 7 de julho de 2016

Orientação Técnica - Tecnologia Educacional - 1º semestre de 2016



No dia 27/06/2016 foi realizada a Orientação Técnica (OT) da pasta de Tecnologia Educacional da DER de Santo André. Os Professores Coordenadores (PC) de todas as escolas dos segmentos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio foram convocados para o encontro de oito horas. No encontro os PC receberam orientação sobre o funcionamento e característica da edição 2016 do Projeto Aventuras do Currículo+. Esse é um projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e visa recuperar alunos de todos os anos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, por meio de estratégias de Gamificação. As aulas do projeto preveem a utilização da filosofia dos jogos para que os alunos tenham uma forma diferenciada de aprender. Além das aulas, o projeto traz neste ano um curso para os professores de Língua Portuguesa e Matemática, ensinando os professores como trabalhar com essa nova metodologia de ensino. Abaixo está o link para acesso às instruções de como entrar na plataforma da Gamificação. Em outro momento da OT, os coordenadores receberam instruções sobre o acompanhamento pedagógico das salas do Acessa Escola. O acompanhamento terá início a partir de agosto deste ano, visando auxiliar as escolas que estiverem com dificuldade de utilização das salas. A planilha online estará disponível a partir de agosto. No terceiro momento da OT, os PC conheceram as atividades ligadas mais especificamente à pasta de Tecnologia Educacional, com a apresentação dos resultados da I Mostra de Tecnologia Educacional da DER de Santo André, do final de 2015, em que alunos e professores construíram jogos de Língua Portuguesa utilizando o Scratch. Outras ações mostradas na OT foram o curso de "Gamificação das Situações de Aprendizagem do Caderno do Aluno" e o "Curso de Arduíno para Projetos Pedagógicos", em parceria com a UFABC. Ambos os cursos tiveram seus encerramentos no primeiro semestre deste ano. Abaixo também estão os links para as matérias sobre esses cursos. Por fim, os PC puderam conhecer as estratégias para a II Mostra de Tecnologia Educacional que acontecerá este ano. Desta vez, os alunos farão jogos para Android, utilizando a plataforma do MIT, chamada App Inventor. Os PC estudaram um jogo, orientado pelo PCNP de Tecnologia, Profº Marcelo Massari. O objetivo dessa oficina foi o de mostrar as possibilidades de programação nessa plataforma, bem como do potencial pedagógico, e incentivar os coordenadores a divulgarem o projeto da Mostra para seus professores. O hotsite da Mostra está em elaboração e será divulgado assim que estiver pronto. A percepção foi a de que os Professores Coordenadores aprovaram os assuntos tratados na OT, se mostrando dispostos a levarem as novidades para suas escolas. Esperamos que a tecnologia digital possa, além de trazer instrumentos interessantes para ensinar, servir de suporte para uma metodologia inovadora, que de fato contribua para o aprendizado dos alunos.


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